Ciclo de crescimento do pelo: como ele interfere na depilação?
Cada pessoa tem um ciclo de crescimento do pelo diferente. Em alguns, ele acontece mais rápido; em outros, é mais lento. Em média são 150 dias para que o pelo complete o seu ciclo de crescimento. Mesmo com essas distinções, as fases responsáveis pelo desenvolvimento dos fios do nosso corpo são iguais para todas as pessoas. Você conhece todas elas e sabe como elas interferem na depilação?
Continue a leitura e descubra.
Como nascem os pelos do corpo humano
O nosso cabelo é produzido dentro de uma estrutura, em forma de tubo, chamada de folículo piloso. Cada tubo possui apenas um pelo, mas pode acontecer de surgirem as chamadas famílias foliculares, com 2 a 5 fios por unidade. No fundo do folículo há outra estrutura chamada de raiz. Nela encontramos células que se multiplicam constantemente. À medida que isso acontece, os fio são empurrados para fora da pele, fazendo com que ele cresça.
O mais interessante sobre os pelos é sua individualidade. Cada um deles cresce até um tamanho específico, quando caem e são substituídos por novos fios. Toda a ação é feita espontaneamente. Conheça as fases que compõem o ciclo de crescimento do pelo
O ciclo de crescimento do pelo é dividido em três fases:
1 – Fase anágena
É a fase do crescimento do pelo. Essa é a etapa em que o fio ainda está fixo dentro do folículo e as células germinativas se multiplicam intensamente. O crescimento do pelo é constante, chegando ao comprimento de 1,5 cm ao mês.
2 – Fase catágena
Período em que o pelo fica em repouso e não cresce, pois não está em contato com as células germinativas. O fio já está queratinizado e implantado no fundo do folículo. Essa fase costuma durar, no máximo, um mês.
É considerada a etapa ideal para realizar a depilação. Nessa fase a camada germinativa fica mais evidente, fazendo com que pelo seja destruído pelo laser.
3 – Fase telógena
A última etapa do ciclo de crescimento do pelo é a telógena. Ela é caracterizada pelo enfraquecimento do fio que acaba caindo naturalmente. Isso acontece porque um novo fio nasce, empurrando o antigo e ocupando o seu lugar, dando início a um novo ciclo.
O ciclo de crescimento do pelo e a depilação
O melhor período para a depilação a laser vai desde o momento final da fase anágena até o início da fase catágena. Neste intervalo de tempo os pelos estão em contato direto com suas matrizes germinativas e podem ser atingidos pelo laser.
Porém, como nem todos os pelos encontram-se ao mesmo tempo em igual fase de desenvolvimento, por isso não é possível realizar uma depilação definitiva em uma única sessão.
Levando em conta o crescimento e o desenvolvimento dos fios, a depilação a laser é o melhor método para removê-los. Isso porque o raio emitido pelo aparelho destrói os pelos pela raiz, atingindo-os diretamente no folículo piloso, impossibilitando o seu crescimento.
Depois de algumas sessões, os fios param de crescer porque as células germinativas foram destruídas. Por isso, o intervalo entre uma sessão e outra precisa ser de 30 a 40 dias, tempo para que o ciclo se reinicie.
Se você se decidiu pela depilação a laser, conte com a Glas para te livrar definitivamente daqueles pelos tão incômodos. O método é eficiente e seguro, o laser age progressivamente na REDUÇÃO definitiva dos pelos acontece gradualmente. Diferente da depilação convencional, a depilação a laser é um tratamento feito em sessões.
A Glas é uma empresa da Clínica Mansur e foi pioneira no tratamento de depilação a laser em Juiz de Fora. São mais de 20 anos de dedicação, aprimorando técnicas e equipamentos. Tem expertise em depilação para todos os tons de pele claras, morenas e negras.
A saúde e o bem estar dos nossos pacientes antes, durante e após o procedimento, é muito importante para nós e por isso oferecemos acompanhamento médico quando necessário e divulgamos em nosso site e em nossos materiais impressos, as informações sobre pré e pós-procedimento.
Clique AQUI e encontre a Unidade Glas mais próxima de você.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!